Nosso Blog

Desratização: 5 mitos que colocam sua família em risco

Ratos e camundongos são pragas urbanas que causam repulsa, transmitem doenças e destroem patrimônios. Por serem tão comuns, muitas crenças populares sobre como eliminá-los se espalharam, mas a maioria delas é perigosa e ineficaz. Agir com base em mitos pode não apenas falhar, mas também colocar a saúde da sua família em risco.

Mito 1: “Se eu tiver um gato em casa, os ratos não entram.”

A verdade: Um gato pode até capturar um rato ocasionalmente, mas ele não é uma solução de controle de pragas. A maioria dos gatos domésticos caça por instinto, mas não o suficiente para eliminar uma infestação. Além disso, a presença do gato não impede que novos ratos entrem, já que eles se adaptam a qualquer ambiente e a qualquer predador.

Mito 2: “Ratos só comem veneno se não tiverem outra comida.”

A verdade: Ratos são neofóbicos (sentem medo de coisas novas), mas são onívoros e se alimentam de praticamente tudo que encontram. Os raticidas profissionais são formulados para serem atrativos e, em muitos casos, são mais palatáveis para os roedores do que a comida comum. A estratégia de controle de pragas inclui o uso de iscas e armadilhas para garantir a eficácia do tratamento, independentemente do que o rato encontra por perto.

Mito 3: “Se o rato morrer dentro da parede, vai apodrecer e feder.”

A verdade: Este é um dos maiores medos de quem tenta o controle por conta própria. Com as iscas e os raticidas de uso profissional, essa preocupação é minimizada. Muitos raticidas modernos possuem anticoagulantes que desidratam o corpo do rato, fazendo com que ele seque e não entre em estado de decomposição que causa mau cheiro.

Mito 4: “Posso resolver o problema com armadilhas caseiras.”

A verdade: Armadilhas caseiras podem capturar um ou dois roedores, mas não eliminam a colônia. Ratos se reproduzem em uma velocidade impressionante, e para cada rato que você vê, pode haver dezenas escondidos. O controle profissional visa atacar a colônia na raiz, garantindo a eliminação total.

Mito 5: “Uma vez dedetizado, o problema nunca mais volta.”

A verdade: A dedetização profissional é a solução mais eficaz, mas o controle de pragas é um processo contínuo. A garantia do serviço depende da vedação de acessos, da higiene constante e do monitoramento do ambiente. Por isso, a Inset Sávio orienta sobre medidas preventivas para que o problema não retorne.

Para um controle de pragas seguro e eficaz, conte com a Inset Sávio. Fale com um de nossos especialistas e solicite seu orçamento.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

InsetSávio

Olá! 👋

Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉